Suporte I NOTÍCIAS I Contacto

Fornos

 

A utilização de fornos é muito útil na cozinha. Sem esta técnica a confeção de peças de maior dimensão torna-se mais difícil. Cozinhar pão e pastelaria é praticamente impossível sem forno. Os fornos são também uma extensão, a conclusão de uma receita, uma vez que alguns preparados são efetuados sobre os lumes vivos para marcar as superfícies exteriores, sendo depois acabados no forno para cozinharem no interior, evitando que fiquem demasiado secos ou passados.
Cada forno Lacanche é proposto em três versões: gás, elétrico e elétrico com convecção forçada. Cada um deles é adequado para todos os tipos de preparações. Gás, eletricidade... A escolha do tipo de energia é feita consoante os hábitos culinários de cada um. A preferência de uns irá para o forno a gás com grelhador, para assar aves e peças de maior dimensão, com um resultado mais surpreendente. Outros escolherão o forno elétrico, também com um grelhador muito eficiente mas com uma regulação mais precisa, mais adequado à pastelaria e a preparações delicadas.

Mas a técnica que aproxima estes dois métodos de confeção é sem dúvida o forno com convecção. Para além da sua rapidez na elevação da temperatura o forno a convecção, que utiliza na Lacanche o princípio da convecção forçada (aspiração do ar e sua passagem por elementos circulares de aquecimento localizados à volta de uma turbina,) permite cozinhados regulares em vários níveis.

 

Os fornos Lacanche de grande capacidade (65 litros) estão disponíveis na versão elétrica multifunção. Este equipamento permite cozinhar em três modos de confeção: estático, convecção e grelhador. Um inversor mecânico localizado no painel de comandos torna fácil a seleção do modo pretendido.
As paredes dos fornos são revestidas com um esmalte vitrificado antiácido. Os suportes das grelhas e tabuleiros esmaltados permitem o seu posicionamento em três níveis e são amovíveis para facilitarem a limpeza e manutenção.

Regulação das temperaturas
Recomenda-se o pré-aquecimento do forno entre 10 a 15 minutos antes de colocar os preparados (durante o pré-aquecimento o termóstato deve ser regulado entre 20 a 30 graus acima da temperatura recomendada para a confeção). Após colocar o preparado no forno reajuste o termóstato para a temperatura desejada. Minimize, tanto quanto possível, a abertura da porta do forno durante a confeção.

Conselhos de utilização
É importante assegurar, durante a colocação no forno, que os preparados não ficam demasiado próximas das paredes do forno, para evitar que os bordos fiquem queimados.

Para evitar as projeções de gordura durante a confeção de carne é recomendada a utilização de utensílios de bordo alto, com forte inércia térmica (barro, tachos em ferro fundido esmaltado), com dimensões proporcionadas à dimensão do forno e, por exemplo, virar as peças de carne vermelha, a meio da confeção, e regá-las como um pouco de molho.